sábado, 23 de dezembro de 2023

"Uma Noite de Natal Iluminada em Santa Luzia-PB"

 Santa Luzia, cidade encantadora do interior paraibano, celebrou uma noite mágica e repleta de luzes neste Natal, graças ao evento promovido pela prefeitura local. A "Uma Noite de Natal" encantou moradores e visitantes, trazendo espírito natalino e celebração para todos.



22/12/2023 - Parque do Forró

O centro da cidade se transformou em um verdadeiro espetáculo de luzes e cores, com decorações natalinas por toda parte. Ruas foram adornadas com decorações natalinas e luzes piscantes, criando um ambiente acolhedor e festivo. Moradores locais elogiaram a iniciativa da prefeitura em trazer uma atmosfera natalina única para Santa Luzia.



A programação cultural do evento "Uma Noite de Natal" foi diversificada e envolvente. Apresentações de corais locais, e grupos de teatro que encantaram o público presente. As praças e espaços públicos se tornaram palcos para talentos da comunidade, proporcionando momentos de alegria e emoção.



O bom velhinho marcou presença, distribuindo sorrisos, doces e presentes para as crianças presentes no evento. O encanto nos olhos dos pequenos foi evidente, tornando a noite ainda mais especial. A presença do Papai Noel se tornou um dos pontos altos da festividade.

A "Uma Noite de Natal" em Santa Luzia-PB foi mais do que um evento; foi uma celebração da comunidade, da cultura local e do espírito natalino. A prefeitura, ao proporcionar essa experiência encantadora, reforçou o compromisso em tornar a cidade um lugar acolhedor e festivo para todos os seus habitantes.

Janaína Patrícia

Imagens: https://www.instagram.com/zezesantaluzia/

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Celebração e União: Hospital Regional de Patos (PB) Realiza Emocionante Confraternização de Fim de Ano/2023.

 Patos, PB - 21/12/2023.



O clima de festividade tomou conta do Hospital Regional de Patos, na Paraíba, durante a emocionante confraternização de fim de ano realizada na última quinta-feira. A celebração, que reuniu profissionais de saúde, colaboradores e administradores, foi marcada por momentos de alegria, gratidão e reflexão.

A programação contou com a presença da Diretora de Ações de Atenção à Saúde (PB Saúde), Ilara da Nóbrega Costa, e da Vereadora de Santa Luzia, Dra. Hianna Concília da Nóbrega. Ilara, destacou a importância do evento como um momento de reconhecimento e agradecimento pelo empenho de todos ao longo do ano. E agradeceu ao Diretor Geral do Hospital Regional de Patos, Francisco Guedes, pela parceria e resultados produzidos por toda aquela equipe.



O ambiente festivo foi acentuado por apresentações artísticas como Cicinho Lima e a presença do Pe. Fabrício Timótio, que fez um momento de oração e invocação do Espirito Santo.

A confraternização do Hospital Regional de Patos não se limitou a uma celebração isolada; foi um reflexo do espírito de solidariedade e humanização que permeia a instituição. A troca de abraços, sorrisos e palavras de incentivo reforçou a importância da união no ambiente de trabalho, refletindo positivamente no atendimento aos pacientes e na construção de um ambiente saudável para todos.

Francisco Guedes, expressou sua gratidão e otimismo para o próximo ano.

A confraternização do Hospital Regional de Patos não apenas celebrou o término de um ano, mas consolidou a importância do trabalho em equipe e da valorização dos profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado da saúde da comunidade. E principalmente, a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e o olhar diferenciado que a gestão do governo João Azevedo dispensa a saúde do Estado como um todo.

Janaína Patrícia









segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Violência contra a mulher, não se limita a agressão física!



Me impressiona a limitação de parte dos homens, e mais ainda quando alguns desses são representantes do poder público, que acreditam que violência contra a mulher, se limita a violência física. E causa maior espanto, quando se vangloriam por não baterem em suas respectivas esposas, como se isso fosse um bônus e não uma obrigação.

É verdade que muitas vezes a percepção da violência contra a mulher está restrita à dimensão física, como se essa fosse a única forma de agressão significativa. Essa visão limitada, no entanto, negligencia outras formas igualmente prejudiciais de violência que as mulheres enfrentam diariamente, como a violência psicológica, sexual e econômica. E violência contra a mulher, não se restringe somente as suas esposas. Precisam entender que é a qualquer mulher. Seja uma colega de trabalho, uma mulher na fila do banco, uma funcionária...

A violência psicológica, por exemplo, pode ser tão destrutiva quanto a violência física. Humilhações constantes, controle emocional e ameaças podem deixar cicatrizes emocionais profundas, afetando a autoestima e o bem-estar psicológico das vítimas. A violência sexual também é uma forma grave de agressão, muitas vezes envolvendo coerção, abuso e exploração, e pode ter consequências devastadoras para a saúde mental e física das mulheres.

Além disso, a violência econômica, que envolve o controle financeiro e a limitação do acesso a recursos econômicos, é uma maneira sutil, mas eficaz, de exercer poder e controle sobre as mulheres. Essa forma de violência pode tornar as vítimas economicamente dependentes e dificultar sua capacidade de buscar ajuda ou sair de situações abusivas.

Desafiar a percepção restrita da violência contra a mulher é fundamental para promover uma compreensão mais abrangente do problema. Isso implica reconhecer que a violência vai além das agressões físicas visíveis e inclui formas mais sutis e insidiosas de controle e opressão. Educação e conscientização são essenciais para ampliar essa compreensão e promover uma cultura de respeito e igualdade, na qual todas as formas de violência contra a mulher sejam condenadas e combatidas.

Janaína Patrícia

Jornalista.