A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, se reuniu ontem com alguns comerciantes locais e logo após com a comunidade em geral, para ouvir a opinião de todos quanto a realização dos festejos juninos este ano.
Não pude estar presente, mas pelas informações que me foram repassadas foi decidido que haverá a festa sim, e que serão 04 (quatro) dias de festividade.
A notícia fica acima, o que vem abaixo é minha opinião sobre o assunto.
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que é tarde, muito tarde pra estar se discutindo "ainda" se vai ou não haver São João. Uma festa com a grandiosidade da nossa, tem que ser pensada e organizada com no mínimo um ano de antecedência. Volto a dizer o que já disse inúmeras vezes: Prefeito, o senhor é mal assessorado, tão quanto todos os outros que o antecederam.
O São João de Santa Luzia, precisa ser visto e analisado com olhar profissional. Nossos cofres públicos são muito pobres pra bancar sozinhos uma festa desse porte, ou melhor, do porte que nossa cidade merece.
É preciso organizar uma comissão que trate apenas de São João, que respire São João 24hs por dia, durante os próximos 365 dias. Ai sim, teremos em 2014 a festa que merecemos.
Necessitamos de alguém capacitado para tal, chega de apadrinhamentos por amizades ou questões políticas, até porque no final, quando a coisa desanda tudo cai nas costas do prefeito. Ninguém ver o secretário que não deu as ordens certas, ou o operário que não fez como tinha que ser feito. A culpa sempre é do prefeito!
Contratem um captador de recursos profissional, a exemplo de Rogério Carnasciali, instrutor do SEBRAE ou outro do mesmo o nível profissional. Que leve realmente a coisa á sério, até porque o salário dele vai ser pago de acordo com o que ele conseguir captar, ou seja, a prefeitura não terá que custear absolutamente nada. O captador de recursos vai buscar essas verbas em empresas privadas e do total arrecadado ele terá uma porcentagem em cima, geralmente 20%. O restante será aplicado de forma profissional e responsável exclusivamente no evento.
Mais o que vejo são meia dúzias de pessoas incapacitadas, que não se preocupam com a imagem do prefeito e da cidade, da festa em si, caso algo dê errado. Pessoas que só pensam em benefício próprio, que só biscam lucratividade, que escolhem atrações de acordo com seu lucro e ao final de tudo, temos um agasto exorbitante pagando bandas que tocam pornografias eletrônicas.
Onde fica a cultura, a tradicionalidade e originalidade de nossa festa?
Santa Luzia já foi reconhecida como a terra do melhor São João do mundo, e isso se perdeu, não foi por causa de Patos nem de outras cidades que hoje também realizam o evento. Se perdeu quando desvalorizamos o que é nosso. Precisamos resgatar esses valores, só iremos voltar ao topo quando valorizarmos o nosso diferencial, o coco de roda, quadrilhas matutas tradicionais, cavalhadas, enfim, tudo aquilo que nos torna diferentes, únicos. Porque é isso que o turista busca, o diferencial, o igual tem em todo e qualquer lugar.
É o que penso, e que venham as críticas...
Janaína Patrícia,
Jornalista e blogueira!

