sexta-feira, 16 de junho de 2017

Petição, o primeiro passo para libertação!



A cada dia tenho mais convicção que a melhor opção é ser livre, para escrever e publicar tudo que desejo e acho necessário aos meus leitores.
Aqui não cabe politicagem, pois exerço o meu direito de liberdade de expressão. Aqui também não cabe aliciamento, pois não faço parte da imprensa marrom. 

Está rolando em Santa Luzia, uma PETIÇÃO PÚBLICA, para coleta de assinaturas necessárias para que sirva de apoio a uma ação popular, uma abaixo assinado, a qual será protocolada junto ao poder judiciário ao final do mês de julho, com intuito de que a Câmara Legislativa de Santa Luzia, realize o seu primeiro concurso público para os servidores daquela casa.

Esta ação é impetrada pelos vereadores Rodrigo Morais, Netto Lima, Felix Júnior e Neto da Barra. Vereadores que aliás, vem se destacando por apresentarem projetos inovadores, os quais vem causando um certo desconforto entre os colegas daquela casa, por bater de encontro com seus interesses políticos no molde antigo.

É tão explícita a questão, que a imprensa local se cala, se nega a publicar algo sobre o assunto e assim se anula como profissionais de imprensa, que deveriam responder pelo papel de informar a população com ética e responsabilidade. É triste ver colegas mais uma vez, deixando de cumprir seu exercício de profissão devido a pressão política.

Mas a minha intenção hoje não é debater a politicagem coronelista da nossa terra. Estou aqui meu caro leitor, para convidar você que almeja por uma oportunidade de trabalho alcançado por seus próprios méritos, sem indicação política, sem troca de favores, que acesse o link abaixo e assine essa petição.

Vamos dar um basta nessa compra de votos descarada em troca de promessas de emprego.
Eu já assinei, agora falta você. Vai lá!


Link.: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR100320



 

quarta-feira, 14 de junho de 2017

São João se faz com forró de qualidade.

                           

Ainda nos tempos de faculdade aprendemos sobre o poder massificador da mídia. Daí conhecemos de perto o poder que a mídia tem para incutir na cabeça da massa, principalmente da massa jovem e/ou sem formação cultural, que esses lixos vendidos como produtos culturais, se trata de boa música.

Nos últimos dias, temos assistido uma verdadeira batalha entre SERTANEJO X FORRÓ TRADIÇÃO, onde os forrozeiros lançaram a campanha #DevolvaoMeuSãoJoão. Diga-se de passagem,  é uma reivindicação mais do que justa por parte dos forrozeiros.

Nós, nordestinos, sertanejos, sabemos quão esperada é esta data para todos aqueles que aguardam o ano inteiro, se preparam musicalmente para tocar durante a festa de São João.
E não é justo nem com eles, os forrozeiros, nem com a própria festa essa descaracterização cultural que vem sofrendo ao longo dos anos, sendo esse de 2017, talvez o mais explícito. Já que nos grandes pólos da festa (Caruaru e Campina Grande), os sertanejos universitários vem tendo um espaço significativo na grade da programação musical, deixando de fora figuras tradicionais da festa.

Isso me faz reforçar que, Campina Grande "criou" através do então prefeito Ronaldo Cunha Lima, uma imagem de tradição junina que nunca teve. Que me desculpem os amigos campinenses, mas a verdade existe pra ser dita. Ronaldo, ao visitar a tradicional e cultural festa de São João de Santa Luzia, "copiou" a nossa festa, realizando em proporções do tamanho do seu amor por sua terra natal. Talvez, exatamente pela sua proporção acabou se desviando das características culturais que necessitam essa festa.
Mas, a questão aqui não é quem fez primeiro. Pois sabemos que o São João de Santa Luzia é o pioneiro no Brasil, com 75 anos de pura cultura de tradição. A questão é a descaracterização da festa.

Não é fácil manter os costumes de outrora, quando vivemos em constante evolução. E para não perdemos nossas referências se faz necessário um trabalho árduo, um trabalho de formiguinha como costumo dizer.

Nos anos de 2004 a 2008, essa influência midiática caiu como uma bomba na nossa festa. Os jovens invadiram as redes sociais, postando diversas manifestações contra a programação cultural do São João de Santa Luzia. Tínhamos um projeto cultural de alta qualidade, mas, que simplesmente não agradava a juventude.Não foi fácil! Alterações foram realizadas, mas sem perder o foco que era exatamente o resgate cultural da festa.

No ano seguinte, a mesma questão se impôs. Só que com menos veemência. Afinal, aqueles mesmos jovens que tanto atacaram e relutaram contra a programação cultural, tiveram a oportunidade de conhecer o seu valor e acredite, gostaram.

Dai pra cá, através desse projeto de resgate cultural, onde o Maestro Chiquito foi o maior responsável. Essa questão da qualidade musical, da preservação da nossa cultura, de nossos costumes vem se fortalecendo em nossa cidade e na nossa festa, a tal ponto que hoje vejo exatamente o inverso daqueles questionamentos.O que vemos hoje, são nossos jovens questionando a valorização dos artistas da terra. com uma maior conscientização desses valores.
Lógico que temos também atrações conhecidas nacionalmente, é preciso tentar agradar a gregos e troianos. Mas o que prevalece é a nossa cultura, os nossos artistas.

É muito mais do que justa a reivindicação de Elba Ramalho, Flávio José, Alcimar Monteiro, Jorge de Altinho, Assisão, Waldones, Eliane, Mano Walter, Solteirões do Forró, Gabirel Diniz, e tantos outros que convocam através das redes sociais o manifesto cultural com as hastegs #DevolvaoNossoSãoJoão, #OSãoJoãoédoNordeste, #SãoJoãosóéGrandeQuandotemForró. 

Na nossa festa não cabe sertanejo, não cabe pagode, não cabe samba, aqui só cabe Forró. E forró de qualidade. nada de forró de plástico. Cada um no seu quadrado.

Santa Luzia aprendeu, e pelo visto, assim como foi "a cidade que ensinou o Brasil dançar forró", também vai ser a cidade que ensinará vocês resgatarem seus valores.

Campina Grande, Caruaru...podem copiar!

Janaína Patrícia,
Jornalista e blogueira!

Minha lição de vida.


Sabe filho, hoje a saudade apertou mais forte do que o normal. Tem dias que são assim, ela aperta até machucar e me fazer chorar de saudades. 
Hoje, é um dia desses...
Então eu fico vendo e revendo suas fotos, revirando suas redes sociais, não para te vigiar, você não precisa disso. Mas para que mesmo de longe eu possa me sentir fazendo parte de sua vida.
E a cada foto, a cada legenda eu tenho mais certeza que a melhor coisa que eu poderia ter te dado foi, liberdade!


A liberdade te fez homem, te fez sonhar e te ensinou correr atrás desses sonhos. Te ensinou a lutar.
Te dei a liberdade de escolher onde é melhor pra você, o que é melhor pra você. Mesmo como mãe, não me dou o direito de decidir sua vida.
A vida é "sua" e sempre digo: As escolhas são suas e as consequências também!
Não admito ninguém te criticar sem calçar os seus sapatos, ou chuteiras, já que essa foi a sua escolha.



E essa liberdade te proporcionou viver experiências inesquecíveis. Te ensinou muito mais a não dar ouvidos aqueles que fingem querer o seu bem, quando na verdade a gente sabe que por trás fala mal, critica, não deseja o seu bem.

Você me ensinou a ser mais forte, a não ter mais tantos medos e quando eles insistirem em vir, ter coragem para enfrentá-los.
Me ensinou que a vida é pra ser vivida. Que a gente nasceu pra ser feliz.E que se a gente não fizer por onde, nada vai acontecer.
Você me deu lições de força e determinação.



Sabe esses sonhos dos quais você fala que voam altos como as pipas? Pois é, eles estão nas mãos de Deus. E cabe somente a Ele o poder de torna-los realidade.
Sonhos são pra serem vividos, e de uma forma ou de outra você os vive. 
Desse seu jeito discreto em seus projetos, trabalha cada um deles pedindo a Deus sua aprovação.


 E como você também diz na legenda dessa foto, " Independente das críticas, sempre estarás sorrindo".
Obrigada por ser quem você é, simples, sincero, amigo, amável, carinhoso.
Obrigada Deus, por tê-lo me dado como filho.
Te amo, Filipe Úrsula!

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Dia dos namorados!







Obrigada por você existir na minha vida.
Espero que nossa felicidade dure para sempre.
E se pra sempre não existir, que dure o tempo suficiente.
E que o meu suficiente seja enquanto eu viver!


Janaína Patrícia,
Jornalista e blogueira!

sábado, 10 de junho de 2017

Quando a morte atropela a vida!


Ao darmos a luz, nós mulheres nos tornamos depósito do maior sentimento que um ser pode sentir: o amor de mãe. Nos tornamos anjos protetores de nossos filhos, e em momento algum, admitimos perder o controle dessa situação.

Mas eles, nossos filhos, crescem, saem do nosso casulo e embora contestamos, eles seguem suas vidas se tornando cada dia mais independentes. E isso dói!

A mãe, quer ter sempre sua "cria" sob suas asas, para impedirmos de que qualquer mal possa lhes atingir. Nos tornamos feras, em defesa de nossos filhotes.

Esperamos vê-los crescer, tornarem-se adultos, e nos dar aqueles sonhados netos, para assim, nos tornarmos mães outra vez.

E quando a morte atropela a vida, os sonhos, e leva o filho antes da mãe? Quando os papéis são trocados o que fica é a dor e o desespero da mãe que não verá seus netos chegarem por aquele filho que partira antes da hora, que partira antes dela. O que fazer?

Como aceitar que a vida tenha cometido tamanha atrocidade? Tamanho erro!

Como se reage diante de tal situação? O que fazer com a saudade? A quem cuidar agora? Nenhum filho ocupa o lugar do outro. Cada um deles tem seu espaço no coração de uma mãe, e cada um deles preenche esse coração de tal forma que só Deus pode explicar.

E por falar em Deus, é N'Ele que essas mães se consolam para continuar vivendo mesmo com o coração dilacerado por tamanha dor. Pois foi Ele quem te fez mãe e assim será, até chegar a hora do reencontro com teu filho que, numa daquelas teimosias que os filhos fazem, desobedeceu a ordem natural da vida, e partiu antes de ti.

Deixo aqui, meus sentimentos de pesar a Santina, essa mãe que hoje tem em seus braços seu filho já sem vida. E aos demais familiares de Fernando Wilken.


Janaína Patrícia,
Jornalista e blogueira!

É preciso saber liderar.


Certa vez, uma frase me chamou atenção. Ela dizia " liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se  de uma vida que influência outra".

Existem pessoas que são líderes natas. Essas carregam consigo o dom de saber fazer acontecer, e serem seguidos pelo exemplo do que são.
O líder busca manter sua equipe motivada, participando do trabalho e assim cativando a admiração de seus liderados. Ele inspira e conduz seus liderados a desenvolverem o trabalho de uma forma leve, que satisfaz ambas as partes e trás um resultado mais que satisfatório.

Já os chefes, há os chefes!
Esse faz questão de impor a hierarquia, impondo ordens e sendo sempre autoritário. Sempre joga as suas responsabilidades sobre sua equipe quando o resultado não é aquele esperado por ele. No entanto, quando o trabalho da equipe supera as expectativas, ele se apodera desse bônus para se mostrar competente aos seus superiores.
Um chefe, adoece e destrói uma equipe.


Janaína Patrícia,
Jornalista e blogueira!