terça-feira, 15 de dezembro de 2020

A lista de Schindler, reversa.




Em pleno 2020, quando estamos com a atenção voltada para uma pandemia e na expectativa de uma possível cura através da tão esperava vacina. Parece que um pequeno grupo restrito de Santa Luzia, ainda está ligado na política arcaica do coronelismo local e de perseguição, totalmente ultrapassada.

Ontem fomos "surpreendidos" com um e-mail um tanto quanto bizarro, que apontava nomes de pessoas possivelmente adversárias ao grupo ligado ao DEM na eleição municipal. A lista, que já recebeu nas redes sociais o nome de "A lista de Schindler"(embora a lista real de Schindler, se tratasse de refugiados salvos no holocausto), a divulgada hoje tivesse a intenção absolutamente contrária a da história retrata no filme Steven Zaillian. Já que pedia literalmente, a cabeça de pessoas apontadas como adversárias na última campanha municipal.

Por mais que estejamos todos habituados as "listas de cortes" pós eleição, a que veio a tona hoje pelas redes sociais, chocou não somente pela quantidade de famílias afetadas, mas pela forma como foi descrita cada pessoa. Sendo usados em alguns trechos, frases impróprias para o nosso conteúdo...rsrs

Vale salientar que o e-mail que veio a tona, é a conta oficial de uma Instituição de Ensino do Estado, encaminhado para um Secretário de Governo, fora do horário de expediente. Ou seja, a Instituição foi usada para perseguir pessoas que são funcionárias estaduais, que cumprem seu papel e compromisso com o Estado, algumas delas há décadas.

Não podemos mais achar que esse modelo de política é normal. 

O que essa lista revelou é algo muito maior que uma delação de possíveis adversários, numa jogada suja que envolve e cita nomes de terceiros, totalmente alheios a situação. É além de tudo, crime eleitoral. Quando afirma que pessoas devem ser trocadas por outras em seus cargos, por não ter acompanhado a chapa majoritária municipal do DEM local. E como podem fazer essas afirmações? 

O grupo que falava que queria ver Santa Luzia voltar a sorrir, conseguiu. Pois hoje viraram memes nas redes sociais, ao cometer um erro primário de excluir o e-mail e não limpar a lixeira.

E no final, eu continuo sem saber quem é o detetive Dedeu (mencionado no e-mail como o "sabe tudo") e o delator do e-mail. 

E você sabe? Me conte...


Janaína Patrícia





sábado, 5 de dezembro de 2020

Liberdade de expressão ameaçada.E agora Rede Globo?


Os âncoras do Jornal Nacional da Rede Globo,  Renata Vasconcelos e Willian Bonner anunciaram hoje que entrarão em férias, até 28 de dezembro. O anúncio aconteceu após os jornalistas terem sido intimados pela justiça do Rio de Janeiro, sob a acusação de crime de desobediência a decisão judicial.

Entenda o caso:

Um processo foi aberto contra os jornalistas, acusando-os de divulgar notícias sobre o caso que envolve  o Senador Flávio Bolsonaro no esquema das rachadinhas na Alerj ( Assembleia Lejislativa do Rio de Janeiro).

A pedido dos advogados do Senador, os telejornais da emissora estão proibidos pela justiça de mostrarem documentos ou exibirem peças relacionadas ao caso.

O delegado que intimou os âncoras do JN, é o mesmo que intimou o Influencer Felipe Neto, que tem posicionamento contrário ao Presidente.

O caso abre um precedente perigoso, que ameaça a liberdade de expressão, direito constitucional e fundamental que é um verdadeiro termômetro de uma Democracia.

No Brasil de hoje, quem noticia o fato é penalizado. E quem comete o crime, recebe o afago de quem deveria punir.

Aquele país que a Globo ajudou na construção, quando apoiou e contribuiu para execução do golpe, se voltou contra ela. Pois não é que a tal citada Venezuela, parece é por aqui mesmo?



Janaína Patrícia







 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

A covid "voltou"! De quem é a culpa?



Como era de se esperar após tantas aglomerações nos últimos dois meses, com a flexibilização, a covid19 vem aumentando os casos em praticamente todo o mundo.
Muitas pessoas encararam a flexibilização, como se fosse a volta da normalidade. E nós sabemos que não deveria ser assim. O resultado está nos boletins que as Secretarias de Saúde dos estados e municípios emitem diariamente, e leitos de hospitais lotados, alguns beirando o colapso.

Para você, o que deveríamos fazer agora? 

A quem culpe exclusivamente os políticos. As eleições que não deixam de ser um dos fatores importantes nessa disseminação da segunda onda. Mas, não é o fator preponderante na minha opinião e sim o comportamento individualista de cada um de nós. Praias lotadas, Shoppings abarrotados, barzinhos e acreditem, até algumas casas de shows por aqui já funcionam (CTN é um exemplo), são também fatores que não podem ser ignorados.

A conta chegou!
E esse boleto é coletivo, com culpa ou sem culpa, pagaremos todos uma fatia desse montante.

Janaína Patrícia







 

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Encontro fatal!

 

Foi registrado na noite de quinta feira (19/11) um acidente automobilístico, por volta das 20:30h. De acordo com informações da polícia militar, um carro Tiguan de placa PBQ 2382 Brasília -DF, de cor branca, conduzido por Acácio Costa de Lima 31 anos, natural de Natal-RN, que dirigia em alta velocidade perdendo o controle do veículo e capotando por diversas vezes na BR104, próximo ao trevo que fica entre Barra de Santa Rosa e Cuité no Curimataú paraibano. O grave acidente, deixou como vítima fatal a jovem santa-luziense, Islaynne Rodrigues de Sales de apenas 18 anos, que foi arremessada do veículo por estar sem o cinto de segurança. Com o impacto, a jovem teve o seu corpo dilacerado ao ir de encontro ao solo. O corpo da jovem foi levado pelo IPC de Campina Grande.




O condutor do veículo, Acácio Costa foi socorrido pelo Samu de Cuité e encaminhado para o hospital do trauma em Campina Grande. Ele sofreu escoriações leves.
Ainda de acordo com informações o veículo que caiu em uma ribanceira foi tomado pelas chamas logo após colidir com um poste.



COMO TUDO ACONTECEU...



Segundo a família da jovem, Islaynne conheceu Acácio Costa que usava o nome fake de Alvaro Salomão, conforme na imagem divulgada aqui, em um app de encontros, o Tinder. As conversas migraram para a rede social Instagram e após 8 dias de conversas pelo app, eles marcaram um encontro para se conhecer pessoalmente, na cidade de Picuí, aonde a jovem residia. Minutos antes dele chegar na cidade Acácio, enviou um vídeo através do WhatsApp, (conforme postado aqui), perguntando se ela estaria pronta para bancar “velozes e furiosos”, (longa que retrata corridas de rua ilegais na cidade de Nova Iorque), dando a entender que iriam andar em alta velocidade. Foi registrado que antes de saírem para o passeio, estiveram em um barzinho daquela cidade, chamado “Matuto Chique” e em seguida saíram no sentido Barra de Santa Rosa onde aconteceu o trágico acidente.
A família que hoje sofre com a perda irreparável da jovem, alerta para o perigo desses encontros marcados pelas redes sociais, e que muitas vezes, levam a morte como foi o caso de Islaynne, que confiou a sua própria vida a um estranho.
O caso se encontra nas mãos do advogado, aguardando as decisões judiciais.

*Todas as imagens e informações, foram repassadas pela família de Islaynne.

Janaína Patrícia.