sexta-feira, 15 de maio de 2015

Santo de casa não obra milagres!


Certo dia, ao assistir uma palestra no maestro Urbano Medeiros, clarinetista e saxofonista considerado o melhor do mundo por 3 anos consecutivos pela UNESCO, me emocionei com uma história que o ouvi contar aos músicos presentes.
Urbano narrou a história do sonho que tinha em conhecer um famoso músico francês, e para isso foi até a França.
Chegando lá, após horas de conversa, deslumbrado por conhecer aquele que para ele era sinônimo de gigante sabedoria musical, começaram a falar de sua origens. E aquele velho monstro da música francesa indagou as origens de Urbano que disse: Sou do interior do Rio Grande do Norte, de uma cidadezinha pequena chamada São João do Sabugi, bem próximo a Paraíba.
E para surpresa dele o mestre respondeu: Então você é da região do grande maestro Chiquito?
E Urbano respondeu: Sim, somos grandes amigos desde os tempos da juventude.
E aquele mestre a quem Urbano tanto admirava, abaixou-se e beijou seus pés em sinal de respeito por ele ser amigo de Chiquito. Aquele mesmo "Nego Besta", o mesmo "Nego" que sempre foi tão discriminado e desvalorizado pelo povo de sua terra.
Chiquito é o responsável por trazer a Santa Luzia o grupo Clã Brasil, que por orientação de pessoas inescrupulosas foi vaiada por um grupo de jovens "Maria vai com as outras", os mesmos jovens que posteriormente os vi torcendo e vibrando pelo sucesso de Lucy Lima no programa global. A maior prova de que foram descaradamente manipulados no episódio anterior.
Aquele que por tantas vezes tentou resgatar a cultura adormecida em nossa cidade, mas que sempre deu de cara com o interesses particulares.
O importante meu AMIGO Chiquito, é que mesmo contra a vontade de quase todos, como sempre lhe digo, conseguimos plantar a sementinha que agora floresce, ainda tímida, mas que já dá sinais de bons frutos.
Chiquito que é bacharel em música, será entrevistado amanhã, dia 16 de maio no programa de rádio Palco Brasil, uma emissora de rádio de João Pessoa às 08:00hs. Como diz ele: Só pra matar nego do bofe!

Janaína Patrícia,
Jornalista e blogueira!

6 comentários:

  1. A vida é o melhor professor disponível. Devemos apostar na auto-superação, no aprendizado cotidiano, ninguém é dono da verdade e ninguém sabe de tudo.
    O Brasil será próspero e chegará ao seu futuro desejado dentro das suas peculiaridades, da qualidade de sua democracia na diversidade e pluralidade, no fortalecimento da mestiçagem do seu povo. A abolição da escravidão foi no dia 13 de maio de 1888. Devemos apostar na Unidade Nacional e na Superação dos Preconceitos. De parabéns, o Grande Professor e Maestro Chiquito! J.Madeiro.

    ResponderExcluir
  2. A vida é o melhor professor disponível. Devemos apostar na auto-superação, no aprendizado cotidiano, ninguém é dono da verdade e ninguém sabe de tudo.
    O Brasil será próspero e chegará ao seu futuro desejado dentro das suas peculiaridades, da qualidade de sua democracia na diversidade e pluralidade, no fortalecimento da mestiçagem do seu povo. A abolição da escravidão foi no dia 13 de maio de 1888. Devemos apostar na Unidade Nacional e na Superação dos Preconceitos. De parabéns, o Grande Professor e Maestro Chiquito! J.Madeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente José de Araujo Madeiro, nem todos são dotados de sua percepção. Abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. CHOREI MUITO COM ESTE TESTEMUNHO DO MAESTRO URBANO MEDEIROS EM FAVOR DE CHIQUITO !!!!!!! BEIJOS
    JOSÉ DE TAPEROÁ

    ResponderExcluir