Medidas restritivas, serão sempre impopulares. Porém, necessárias no enfrentamento de uma pandemia.
Com o aumento desenfreado do número de casos de covid19, devido ao alto índice de contágio pelas novas variantes descobertas no Brasil e que podem isolar o nosso país do restante do mundo. Ainda há aqueles que se posicionem contrários em suas redes sociais, as restrições que alguns governantes já começam a implantar. Na minha opinião, tardias até.
O fato é, do pouco que tenho observado, aqueles que se manifestam contrário são aqueles que continuam viajando, frequentando barzinhos, promovendo encontros familiares para comes e bebes... Enfim, vivendo uma vida quase normal, como se não houvesse covid. Há exceção é que em alguns lugares, eles usam máscaras (pois são obrigados).
Nessa madrugada será divulgado no Diário Oficial do Estado da Paraíba, as novas restrições para o Estado que se encontra com a maioria das cidades em bandeira laranja. Valendo ressaltar que, São Mamede, do nosso Vale do Sabugi está na bandeira vermelha. Ou seja, um quadro ainda pior que Santa Luzia.
É hora de pisar no freio!
Sentar numa mesa redonda, governo municipal (executivo e legislativo), para traçar metas. Levar a entidade que representa o comércio local (CDL Santa Luzia), poder judiciário, e em comum acordo fazer o melhor pelo nosso povo.
O comércio por sua vez, ter consciência que a pandemia não acabou. Portanto, não há justificativa para a retirada precoce (em alguns estabelecimentos) de pias para higienização dos seus clientes, aferição de temperatura, disponibilidade de álcool em gel e a exigência da máscara dos clientes e principalmente dos colaboradores que são a vitrine de cada empresa.
O poder judiciário entra com a fiscalização. Multar quando necessário e em caso de reincidência de desobediência, se fazer cumprir medidas mais enérgicas. Inclusive os civis, que precisam ter consciência de que, tudo depende de cada um de nós.
Entendo que o comércio é sempre o mais penalizado. Mas, em tempos de pandemia, precisamos nos adequar. A internet é uma ferramenta que veio para ficar. Associada ao delivery, pode ajudar a não perder tantos clientes. Infelizmente, não há muito a se fazer no momento. É se adequar ou se adequar.
Santa Luzia por exemplo, tem uma leva de pessoas trabalhando como Influencer digital, que podem ajudar o comércio alavancar as vendas mesmo com pandemia. A CDL em comum acordo com seus associados, pode criar um pacote de divulgação com esses influencer. Isso é geração de emprego e renda, é empreendedorismo. O SEBRAE pode ajudar, o momento é de dar as mãos.
Convoquem os representantes dos moto-taxistas, criem pacotes de entrega negociando preços mais acessíveis, para que o pequeno comerciante consiga vender e entregar o produto ao consumidor final, com um custo justo, onde todos ganham e o comércio gira. Permuta também é algo a se pensar, é uma possibilidade.
Os próximos 15 dias de restrições mais duras, serão primordiais para o controle da disseminação da doença. Não será fácil para ninguém, mas é preciso restringir agora, para que não seja necessário chegar ao extremo que chegou Araraquara, decretando o inevitável Lockdoun.
Ao invés de irmos para as redes sociais reclamar das restrições, vamos cobrar as vacinas. A Paraíba não tem nem 3% da população vacinada. O Brasil está em um nível baixíssimo de vacinação, mesmo tendo o PNI (Plano Nacional de Imunização) como um dos mais reconhecidos no mundo. Pois nos falta o primordial, a VACINA. E somente ela, pode nos dá a esperança de termos a nossa vida "normal" de volta.
O Governo Federal precisa disponibilizar VACINA PARA TODOS JÁ!
Janaína Patrícia

Nenhum comentário:
Postar um comentário